Clique para fazer um orçamento conosco SOMENTE PARA ORÇAMENTOS

Escolas e empresas precisam reforçar segurança no recesso de fim de ano e período de férias, adverte especialista

Com a baixa circulação de pessoas, esses estabelecimentos tendem a ficar mais vulneráveis às invasões, o que pode trazer muitos prejuízos 

Durante o período de férias e do recesso de fim de ano, instituições de ensino, empresas e indústrias precisam redobrar a segurança para evitar surpresas indesejáveis como roubos, furtos e invasões. “Com a baixa circulação de pessoas, essas organizações podem ficar mais vulneráveis para os criminosos. Por isso é necessária uma atenção maior com o planejamento de segurança”, adverte Vinícius de Freitas, diretor Operacional do GRUPO GR, empresa especializada em segurança patrimonial e terceirização de serviços. 

Nesta época do ano, escolas e faculdades podem virar alvo de invasões para o furto de equipamentos, como computadores e projetores. “Nesse caso, é importante intensificar a ronda dos vigilantes em intervalos mais curtos e mudanças diárias na rotina, principalmente nas salas onde há acervos mais valiosos”, afirma o especialista. 

O uso de iluminação adequada no entorno das instituições de ensino, cercas elétricas e concertinas, além da colocação de alarmes e sensores também são ações preventivas para evitar maiores prejuízos, de acordo com o diretor. 

Indústrias e empresas 

As empresas e indústrias também sofrem com a possibilidade de assaltos na época do recesso, por causa da diminuição do fluxo de pessoas. Para dirimir as chances de invasão, o especialista do GRUPO GR acredita que a tecnologia pode ser um forte aliado. “Para os parques industriais de grande extensão, a utilização de drones com visão noturna é recomendada, assim como todo o aparato de segurança eletrônica com monitoramento à distância e uso de analíticos, com cuidado adicional aos pontos mais vulneráveis como terrenos baldios, locais ermos e acesso por telhados”, analisa.  Freitas não descarta, no entanto, as opções mais tradicionais como o uso de cães de guarda, colocação de grades em portas e janelas, assim como cadeados e trancas resistentes. “Além da análise das possíveis rotas de fuga e índice de criminalidade da localidade, para ajudar nas ações de prevenção e contingência, completa.”