Grupo GR investe em gamificação e reduz gastos em até 35%
O termo gamificação se refere a um conjunto de técnicas que visam melhorar a performance no mundo corporativo a partir da aplicação de estratégias de game nos desafios empresariais.
De olho na tendência, que comprovadamente traz melhora de desempenho e resultados, o GRUPO GR, uma das maiores empresas do setor de segurança privada no país, investiu no processo. Neste ano, houve o envolvimento de mais de 50 pessoas de diversos times. O objetivo: encontrar soluções vantajosas para seus clientes a fim de reduzir repasses de custos.
“Identificamos a necessidade de difundir internamente nossa nova abordagem em relação à integração de tecnologia e mão de obra, focada na redução do custo total de segurança para os clientes. Pensamos em diversas formas para esta divulgação e chegamos a conclusão de que todas as lideranças deveriam realizar projetos, apresentá-los e defende-los para avaliação”, explica o Ricardo Bacci, head de Soluções em Serviços e Sistemas de Segurança Eletrônica do GRUPO GR.
O projeto envolveu análises minuciosas das particularidades de cada cliente, levando em consideração desde o tipo de mão de obra que seu contrato contempla, até a realização de estudo de viabilidade tecnológica, avaliando de que forma é possível ajustar as operações atuais, com soluções digitais. Dessa forma, essas equipes lideraram simulações, testes, reuniões, a fim de encontrar as melhores soluções e apresentar cenários reais de modernização, que possam reduzir custos no curto prazo:
“Hoje todos entendem que além de prestar um bom serviço, temos que sempre buscar novas soluções para redução de custos aos clientes. A tecnologia sempre foi um dos pilares dos projetos. Onde se pode usar tecnologia para complementar e otimizar processos ou até substituir a mão de obra, entendemos como oportunidades. Estamos pensando em novos modelos para participação cada vez mais profunda das lideranças e até da participação de clientes em processos futuros”, comenta Bacci.
Bacci ainda ressalta que a gamificação trará a possibilidade de um escopo de trabalho mais inteligente e assertivo. O resultado será uma economia por escalabilidade e otimização dos recursos financeiros: “Nos projetos mais ousados por exemplo, conseguiremos reduzir em até 35% o gasto total com segurança”.