Clique para fazer um orçamento conosco SOMENTE PARA ORÇAMENTOS

Carnaval exige cuidados especiais com a segurança

Especialistas trazem dicas para a folia nas ruas e recomendações para deixar as casas vazias durante viagem no feriado prolongado

Um dos feriados mais aguardados do ano, o Carnaval é o momento em que os brasileiros podem aproveitar os dias para viajar em família ou com amigos. Em algumas localidades, é tradição também cair na folia nos sambódromos ou nos blocos de rua. Para garantir um passeio mais seguro, é necessário tomar cuidados especiais – tanto com os pertences na rua como com a casa vazia.

Uso de bolsas

A especialista em Segurança Pública e Relações Institucionais do GRUPO GR, Dra. Marcia Gomes, adverte para a necessidade de atenção durante os bloquinhos e desfiles. Evitar o uso de bolsas grandes e mochilas e nunca colocá-las nas costas estão entre as principais dicas. “Dê preferência para pochetes e doleiras”, pontua.  

Compras de rua

Nas compras de rua, a especialista aconselha a preferência por dinheiro trocado ao cartão. “Mas no caso de precisar utilizar, certifique-se na hora da compra de que o cartão devolvido é mesmo o seu. Para facilitar, use um adesivo para melhor visualização”, ressalta. É importante verificar com atenção o valor. Se o visor estiver danificado, não realize a compra.  

Uso de celulares

O uso dos celulares também deve ser uma fonte de preocupação. No ano passado, foram roubados 21 celulares por hora em São Paulo, durante o período do carnaval, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado. 

Para a especialista do GRUPO GR, deve-se usar o aparelho o mínimo possível, apenas em lugares seguros. “Desabilite os aplicativos bancários para, em caso de roubos e furtos, os criminosos não acessarem sua conta bancária”, avisa. Como o celular é um ponto focal dos criminosos nessas ocasiões, utilize um cordão de segurança ou guarde-o em uma doleira, por baixo da roupa. 

Lares vazios: sinônimo de cuidado permanente 

Neste período de feriado prolongado, quando parte da população costuma programar uma viagem, as residências vazias podem atrair bandidos. Para o diretor de Operações do GRUPO GR, Vinícius Freitas, os síndicos precisam ficar alertas. “É recomendado fazer uma inspeção nos sistemas de segurança e circuito de câmeras. Importante verificar o funcionamento de tudo para garantir mais segurança nesse período em que muitos apartamentos e casas estão vazios”, afirma.  

Se houver contrato com empresas de segurança, Freitas ressalta a importância de pedir a intensificação de rondas nesse período. “Também vale redobrar a atenção para o que ocorre nas imediações do condomínio. Carros parados por longos períodos, pessoas estranhas vistas com frequência na região ou qualquer outra situação atípica deve ser comunicada imediatamente à segurança e à Polícia.”

Veja abaixo os principais cuidados que se deve ter ao sair do condomínio:   

•  Avise somente o síndico e o zelador que você vai viajar. Caso você precise deixar a chave da residência com alguém que irá ao condomínio, deixe avisado também.   

• Não deixe as chaves do apartamento na portaria. Se acontecer algum incidente, ela pode parar nas mãos de assaltantes.   

• Feche todas as janelas e tranque as portas da unidade.   

• Desligue o gás e se certifique de que todas as torneiras estejam fechadas, assim como objetos eletrônicos desligados da tomada.   

• Deixe com alguém da administração ou zelador um telefone para contatos de emergência.  

No caso das residências, peça apoio a um vizinho de confiança para recolher correspondências e observar movimentações suspeitas. Se possível, use temporizadores de luz ou lâmpadas inteligentes para simular a presença à noite. “Câmeras costumam inibir invasões e permitem o monitoramento remoto”, ressalta o diretor.