Terceirização de serviços avança em novas áreas
Cada vez mais, a terceirização de serviços cresce entre as empresas brasileiras. Um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que essa modalidade de contratação já é utilizada por 80% das organizações em algum setor ou atividade, com uma média de 18,6% de seus orçamentos destinados para este fim.
Hoje, a terceirização é uma realidade em diversos segmentos como nas áreas de saúde, condomínios, indústrias, shoppings, instituições de ensino, bancos, hospitais, concessionárias e diversos tipos de empresas. Entre as funções mais demandadas estão a vigilância, portaria, controle de acesso, limpeza, recepção e bombeiro civil.
Com o aumento na aceitação e os bons resultados alcançados, a terceirização já está se expandindo para outras áreas das empresas. Já há um crescimento perceptível em setores como Tecnologia da Informação (TI), Financeiro e Recursos Humanos, que abrange o Departamento Pessoal e área de Recrutamento e Seleção.
A terceirização costuma ser definida pela relação triangular criada entre o empregado, a empresa prestadora de serviços e a contratante. A prestadora é responsável pela seleção, contratação e gestão desses profissionais.
Para quem ainda insiste em defender que terceirização leva à precarização do trabalho, vale destacar que a empresa prestadora de serviços contrata seus colaboradores no regime CLT, garantindo todos os direitos trabalhistas aos funcionários. Portanto, são funções 100% regulares.
O modelo de contratação baseado na terceirização permite à empresa contratante focar somente no seu core business, o que gera mais produtividade e otimização de custos. Isso ocorre porque todos os controles advindos das exigências trabalhistas ficam sob a responsabilidade da empresa prestadora de serviços.
Com isso, os funcionários em questão costumam estar mais preparados para executarem o trabalho, pois passam por treinamentos específicos e reciclagens constantes. Além disso, as empresas prestadoras de serviços estão aptas a resolverem situações cotidianas – férias de funcionários, fornecimento de uniformes e equipamentos –, pois a terceirizadora se responsabiliza totalmente pela gestão do colaborador. Terceirizar permite às empresas focarem realmente na operação de seu negócio, deixando todas as demais atividades aos cuidados de parceiros que possuem mais expertise e competência nas suas respectivas áreas, trazendo benefícios para todos os envolvidos.