Especialista dá dicas de segurança para mulheres se sentirem mais protegidas nas ruas e em casa
Com os altos índices de violência, a delegada aposentada Marcia Gomes, Relações Institucionais do GRUPO GR, mostra como as mulheres podem se proteger nas cidades.
Em tempos de violência cada vez mais alarmante, especialmente nas grandes cidades, as mulheres muitas vezes sentem-se inseguras ao andarem nas ruas ou ficarem em casa desacompanhadas. Para diminuir essa sensação de insegurança, a delegada aposentada e atual Relações Institucionais do GRUPO GR, Marcia Gomes, elaborou uma série de dicas para a maior proteção das mulheres. “Sempre observe o que está acontecendo ao seu redor, seja ao entrar ou sair de casa, em residência ou condomínios, do trabalho e mesmo do seu veículo. Geralmente, são esses os momentos favoritos dos criminosos, já que tendemos a ficar mais distraídos e vulneráveis”, afirma.
De acordo com Márcia, se houver a possibilidade, é importante variar as rotas de trabalho e os horários de saída e chegada para dificultar que as ações sejam calculadas, no caso de estar sendo observada. “E na hora de entrar na residência, já esteja com a chave ou controle da garagem em mãos, para evitar ficar procurando na frente do portão.”
Outra dica importante: evite postar nas redes sociais sua rotina, como locais que frequenta, a escola dos filhos, pois são informações que podem ser usadas por pessoas mal-intencionadas. “Se você mora só, não compartilhe essa informação, exceto com pessoas de extrema confiança, já que os criminosos preferem vítimas que demonstram fragilidade e que terão dificuldade em pedir socorro”, alerta a especialista, que também é vice-presidente do SINDPESP – Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo.
Em casos de violência doméstica, procure uma Delegacia de Defesa da Mulher ou registre o boletim de ocorrência pela DDM online. As denúncias também podem ser feitas pela Central de Atendimento à Mulher do governo federal, pelo telefone 180. “O mais importante é não ficar calada e gritar ou procurar ajuda o mais rápido possível, para que as devidas providências sejam adotadas e o autor da violência não fique impune.”
SEGURANÇA NA RUAS
Nas ruas, as mulheres costumam ser alvos preferenciais dos marginais. A especialista do GRUPO GR – empresa referência nacional em segurança patrimonial e terceirização de serviços – enfatiza a necessidade de estar muito atenta ao seu redor ao caminhar pelas ruas. “Evite andar conversando no celular ou escutando música, já que essas ações podem te deixar mais distraída e chamar a atenção dos bandidos de ‘oportunidade’, que escolhem alvos fáceis”, acentua.
Seguem outras dicas para percorrer as ruas com mais segurança:
• Evite andar em ruas desertas e escuras;
• Usar jóias, bens de valor ou outros adereços expostos podem chamar a atenção de bandidos;
• Utilize bolsas transpassadas, sempre mantendo a abertura próxima a você, para evitar que alguém tente puxá-la ou pegue algo dentro dela. Se a bolsa for de outro tipo, mantenha-a sempre à frente de seu corpo.
• Quando for a uma agência bancária, evite ir desacompanhada ou levar grandes quantias. Preste atenção ao sair do banco, pois muitos roubos ocorrem exatamente na saída das agências.
• Em qualquer contexto de saída, tente compartilhar sua localização em tempo real com as pessoas de sua extrema confiança. Poderá ser importante, caso ocorra alguma situação de emergência.
Lembre-se: nunca reaja, e sempre comunique aos criminosos o que irá fazer antes de começar a ação.
SOBRE O GRUPO GR
O GRUPO GR é referência nacional na prestação de serviços especializados de Segurança Patrimonial, Portaria, Controle de Acesso, Bombeiro Civil, Recepção, Limpeza, Segurança Eletrônica e atende condomínios (residenciais e comerciais), indústrias, hospitais, shopping centers, instituições de ensino, sites logísticos, redes de lojas, construtoras, facilities e empresas de vários segmentos em todo o Brasil. Atuante no mercado desde 1992, possui sede na capital paulista.